O que é e o que faz o CREAS?

O que é o CREAS?

CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social.É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a índividuos e famílias com seus direitos violados.Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Quais os objetivos do CREAS?

O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Quem faz parte da equipe do CREAS?

O CREAS deve contar, pelo menos, com psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social.

Quem pode ser atendido no CREAS?

Crianças, adolescentes, idosos mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação de seus direitos.
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Como as pessoas chegam no CREAS?

Elas podem chegar espontaneamente, por denúncias ou encaminhadas pela justiça ou sociedade.

Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?

O primeiro é o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e recnostruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.
O outro serviço é o Proteção e Atendimento Especializado a Familia e Individuos (PAEFI).O PAEFI é um serviço de apoioo, orientação e acompanhamento a familias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.A equipe do CREAS acompanha as familias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior,prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.

Como são realizadas as intervenções?

Todas as intervenções realizadas pela equipe com os usúarios do CREAS são personalizadas, respeitando crenças, cultura e realidade de cada pessoa ou família, no sentido de auxiliar esta pessoa ou família da melhor forma.

Quais são as principais ações do CREAS?

Qual a importância da sociedade no trabalho no CREAS?

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos.O CREAS necessitara encaminhar seus úsuarios e familiares para demais equipamentos socias que ofertam serviços específicos.
Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o CREAS deverá manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do municipio.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: